Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

Pastoral da Saúde

Como o tema da Campanha da Fraternidade este ano é sobre Saúde, nada mais justo do que ter um olhar especial sobre uma Pastoral que ajuda tanto os doentes. A Pastoral da Saúde, sempre vem dando assistência aos doentes, seja nos hospitais, ou nas Igrejas.

Eu conversei com a Bernadete, que faz parte da Pastoral da Saúde do Santa Marcelina aqui em Itaquaquecetuba, e ela me explicou como funciona e como você pode fazer parte!

Júh: O que é e como funciona a Pastoral da Saúde?
Bernadete: A pastoral da Saúde, é a pastoral que visa a humanização dentro dos hospitais e dentro das igrejas, Evangelizar e Promover a Saúde.
É formada por equipes de voluntários, sempre acompanhados pelo Padre.
Existem três dimensões da Pastoral da Saúde, a Hospitalar (dentro dos hospitais), Paroquial (Na paróquia e comunidades) e Comunitário (no município).

Júh: Como é o trabalho da pastoral nos hospitais e como é a relação entre o agente e o enfermo? 
Bernadete: Os agentes passam em todos os quartos do hospital,, para conversar com os pacientes, verificando as suas necessidades, que podem ser desde um pouco de conversa, até dar alimentação em horário de almoço por exemplo, ou até mesmo orações. A sempre um padre no hospital, então também é oferecido a Eucaristia ou eles são levados para assistir as missas.
A primeira coisa que o agente faz, ao entrar no quarto, é se apresentar, e escutar o paciente. é muito importante ouvir o que o enfermo tem a dizer, pois muitos não tem família, ou estão internados a muito tempo e só querem um pouco de atenção. A qualidade fundamental para um agente da Pastoral da Saúde é a Delicadeza e Educação.
Aos pacientes de outras religiões, ou que não tem nenhuma crença, são dados os mesmos tratamentos, visando sempre atender a necessidade do enfermo, sem nenhum tipo de discriminação.

Júh: Vocês passam por alguma formação? Qual a frequência? Quais os temas tratados?
Bernadete: As formações são feitas uma vez por mês, e tratam de assuntos como Saúde, fé e conhecimentos Bíblicos. Todas as formações, são acompanhadas por profissionais, relacionados ao tema.
Ex: Sobre saúde, algum psicólogo vai dar a palestra sobre um determinado assunto.. conhecimentos bíblicos, ai vem um padre, ou seminarista..  e assim por diante.

Júh: A partir de que idade é possível ser um agente da pastoral?
Bernadete: A partir dos 18 anos de idade. É preciso que o iniciante venha as reuniões e faça parte das formações, que devem ser feitas sempre, para um aprendizado contínuo.

Júh: Como a pastoral está trabalhando o tema da campanha da Fraternidade? 
Bernadete: Já foi feita a divulgação do cartaz, e também uma formações específica sobre o tema.
Agora estamos num projeto em que inicialmente vamos Ver o que esta acontecendo em nossos hospitais e postos de saúde, Julgar o que está certo e o que está errado, e depois agir, corrigindo os erros, para que todos tenham um atendimento digno.

Conversamos bastante e a conclusão que eu achei bem interessante, foi qe o Agente de pastoral além de todo o trabalho voluntário, o deve principal é "cuidar da nossa saúdem, e da saúde do irmão".




Nenhum comentário:

Postar um comentário