Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Adoração ao Santíssimo Sacramento

Quem viu um post que fizemos com um vídeo, onde o padre responde como ser um bom catequista (se não viu, clique aqui e veja), viu que ele cita a importância, das crianças e jovens que vão receber a 1ª eucaristia,
de ter um contato com o santíssimo antes do dia de receber a comunhão. Pois desta forma, eles vão ter um contato e um conhecimento melhor sobre o que estão recebendo.
Aqui na nossa comunidade, em parceria com a Comunidade São João Batista, do Jardim Ikês, vamos promover uma adoração ao santíssimo exclusiva as crianças da primeira eucaristia, e os jovens do crisma, e escolhemos a data, aproveitando que esta semana temos o dia de Corpus Christi.

Mas como explicar para as crianças sobre o Sacrário?
Montamos um post com algumas informações que podem ajudar nesta tarefa!




O que é o Sacrário?

Local onde se guardam as espécies de pão consagradas, ou seja, transformadas em Corpo de Jesus! A luz vermelha, sempre acesa ao lado do sacrário, mostra que Jesus está vivo em nosso meio.


Do Catecismo da Igreja Católica
"Pela consagração, opera-se a transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Cristo. Sob as espécies consagradas do pão e do vinho, o próprio Cristo, vivo e glorioso, está presente de modo verdadeiro, real e substancial, com seu Corpo e seu Sangue, sua alma e divindade.Uma vez que Cristo em pessoa está presente no Sacramento do Altar, devemos honrá-Lo com culto de adoração. «A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo nosso Senhor»."
( Catecismo da Igreja Católica, 1413, 1418)


Obs: Não há necessidade de se permanecer de joelhos durante a adoração. Para adorar a nosso Deus, o importante é a atitude do coração. Cada pessoa deve adotar a posição que melhor lhe convier, conforme suas convicções. A adoração ao Santíssimo Sacramento consiste em permanecermos alguns minutos, ou horas, no caso de vigílias diante de Jesus presente na Divina Eucaristia, para agradecer, pedir, aprender a viver melhor.

Orações feitas diante do Santíssimo em exposição solene.

Padre: Graça e louvores se deem a todo momento.
Resposta: Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento. (3x)

Oração/ Canto
Tão sublime sacramento, adoramos neste altar,
pois o antigo testamento, deu ao novo ,seu lugar.
Venha a fé, por suplemento, os sentidos contemplar.
Ao Eterno Deus cantemos, na Trindade eterna luz.
Ao Altissimo adoremos, e a Jesus o Salvador.
Ao Deus Uno e Trino demos, alegria e o louvor.
Améem, Amém!


Padre: Do céu nos destes o pão.
Resposta: Que contem todo sabor.


Amém.

Espero que gostem, e não deixem de comentar! 

A Paz de Cristo


Nenhum comentário:

Postar um comentário