Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Desenvolvimento Humano #2

Está é uma série de posts, sobre o desenvolvimento humano, e o que é esperado para cada fase da vida.
Como a própria psicóloga falou, a psicologia NÃO É ALGO EXATO, e sim ALGO ESPERADO.
Logo as informações que serão postas aqui, NÃO SÃO UMA REGRA.

No último post da série vimos a parábola do casulo.. mas o que ele significa?
(Para ver o último post clique aqui)
Muitas pessoas, possuem medo do mundo, e de todos os perigos que eles oferecem..
Assim como a borboleta que quis ficar no casulo. Porém, como vimos na história,
quando a gente se fecha com medo dos perigos sem antes, enfrentá-los, acabamos
por prejudicar a nós mesmos.
Temos que ser como a borboleta que amou a vida, mais que os perigos que aguardavam.
Temos que viver e aprender a enfrentar os desafios, pois somente desta forma, podemos
crescer e nos fortalecer...

Agora uma pergunta a todos os catequistas... Onde começa a catequese?
Em casa? No nascimento? Na Igreja?
Vamos deixar essa dúvida no ar...

Vamos falar de várias fases da vida, o que normalmente acontece, e o que é esperado nestas fases.
Também falaremos sobre alguns traumas que podem ocorrer durante estas fases.
Se vc tiver alguma dúvida, pode mandar nos comentários, e no próximo post ela será respondida!
Vamos lá?

Nascimento a 1 ano 





  •  "Sua majestade, o bebê": Quando o bebê chega a casa, mobiliza toda a família, a sua volta. 
  • Um com a mãe: O bebê sente que ele e a mãe são apenas um, pois a mãe está ao seu lado o tempo todo, até que ele percebe que nem sempre a mãe pode estar ao seu lado e que ele necessita de outras pessoas como o pai, os avós, etc. Passando assim suas primeiras frustrações.
  • Estimulação Oral: Começa a conhecer o mundo com a boca, tudo que o bebê pega, ele leva a boca, para conhecer o objeto, já que a sua visão ainda não está tão aguçada. 
Nesta fase acontece a formação física e psicológica, e é quando a família começa a colocar expectativas em cima da criança, que podem ser positivas ou negativas, e que podem gerar consequências na criança. 

Fases

  • 1 a 3 meses: 
    • reage a reflexos (luz, sons e movimentos); 
    • recebe de braços abertos pessoas conhecidas;
    • tem um brinquedo preferido;
  • 4 a 9 meses: 
    • Reage a expressões faciais (ex: quando alguém faz uma careta para a criança, ela responde com um sorriso); 
    • Começa a sentar;
    • Olha para as outras crianças brincando;
    • Bate palmas e dá tchau;
  • 10 a 12 meses: 
    • entende o significado de não;
    • Começa a engatinhar;
    • Atrai sobre si as atenções (seja com birra ou fazendo graça);
    • Confiança na mãe como provedora de cuidados;


Tarefas (O que se espera nessa fase) 

- Aquisição da linguagem (começa a falar as primeiras palavras);
- Introdução de Alimentos;
- Desmame, que muitas vezes é sofrida para as crianças e para as mães.

Traumas (Situações que podem trazer consequências no futuro)

 - Marcas Mnêmicas: É como se fosse um primeiro registro em nossa mente que fica arquivado. Normalmente é registrado as primeiras experiências em determinada situação, para que quando passarmos por isso novamente, nossa mente lembre como foi a sensação. Um exemplo, é a dor. Nesta fase vem os primeiros registros de como é a dor, então quando a criança passa por isso de novo, ela já sabe o que é sentir dor.

Fixação - Problemas com o caráter oral: Problemas na fala e alimentação.

Importante saber: Nesta fase, o choro não é um sofrimento e sim, uma forma da criança mostrar que precisa de algo. Logo, não faz mal, deixá-la chorar um poquinho.


e então, gostaram do post? Então não perca, pois amanhã teremos a continuação, com a fase de 1 ano até os 4 anos de idade.

Dúvidas? Sugestões? Deixe nos comentários, que no próximo post ela será respondida!

A Paz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário